Mãe natureza, tu que prevaleces
Prodigiosa no mundo daqui
Rogo que escute atenta as preces
Sofridas e pobres lá do Haiti
Todo planeta está em lamúria
Entristecida por causa das pobres
Almas que viram sua ávida fúria
Que não distingue humildes ou nobres
Tem piedade mãe, dos mais carentes,
Que quase não te maltratam, clemência!
Porquanto são eles os mais doentes
Tem piedade mãe, dos abastados,
Que ousam bastante da tua paciência
Quando descumprem os sábios tratados
ALBATROZ
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nossa, Passarinho! Que lindo!
ResponderExcluirBj
F. de Mello
[nestes momentos será a terra que treme ou o nosso grau de humanidade que vacila?], como friso no Impressões
ResponderExcluirum imenso abraço
Leonardo B.
Albatroz está em luto!!!
ResponderExcluirE sentados, um de frente para o outro, meio que grudados, ela lia para ele:
ResponderExcluir"Um dia, em miúdo, ao fim da tarde, achavamo-nos na quinta e um bando de pássaros levantou voo do castanheiro do poço na direção da mancha da mata, azulada pelo início da noite. As asas batiam num ruído de folhas agitadas pelo vento, folhas miúdas, fininhas, múltiplas, de dicionário, eu estava de mão dada contigo e pedi-te de repente.Explica-me os pássaros."
António Lobo Antunes
Aí, ela pára e pergunta para ele:
- Explica-me os pássaros?!
E ele com um sorriso lindo responde:
- Os pássaros são pedaços de poemas que se vão pelos ares.
Parece que alguém também terminou seu desenho. E nem é tão aloprado assim...
Bj
F. de Mello
rs...
ResponderExcluirPássaros precisam voar alto... Como os poetas... O voo alto é o que traz a imaginação. O devaneio e a loucura do poeta é a inspiração...
Estou meio sem imaginação esses dias... tomara que isso passe.
Beijos!
Fique bem. Te cuida, Passarinho. Não se preocupe, vai passar. Lembra do Poeta:
ResponderExcluir"...Faz escuro mas eu canto
porque a manhã vai chegar."
Bj
F. de Mello
E como pra mim também, "faz escuro mas eu canto",ouvindo pela manhã Paulinho Pedra Azul, lembrei-me de vc. Penso que se parece com vc.
ResponderExcluirAve Cantadeira
E lá vou eu nessa estrada
desafiando o coração
cantando em prosa ou canção
feito uma ave cantadeira
Cantar, cantar, cantar
viver, viver, viver
criar penas de pássaros no ar
Voar, voar, voar
sofrer, sofrer, sofrer
amar, amar, amar vc
E lá vou eu nessa agonia
levando a dor em minhas mãos
fugindo igual a um bicho errante
amargurado coração
Cantar, cantar, cantar
sofrer, sofrer, sofrer
voar, voar, sobreviver.
Essa e outras músicas deste moço me remetem a momentos lindos. Tem uma, Jardim da Fantasia, é tudo. Mas esta eu acho que é tua cara.
Bj
F. de Mello
Jardim da Fantasia
ResponderExcluirRenato Teixeira
Composição: Paulinho Pedra Azul
Bem te vi, bem te vi
Andar por um jardim em flor
Chamando os bichos de amor
Tua boca pingava mel
Bem te quis, bem te quis
E ainda quero muito mais
Maior que a imensidão da paz
Bem maior que o sol
Onde estás?
Voei por este céu azul
Andei estradas do além
Onde estará meu bem
Onde estás?
Nas nuvens ou na insensatez
Me beije só mais uma vez
Depois volte prá lá.
Bela composição... Não sei o que está acontecendo... Estou meio sem motivação para escrita. Talvez porque essa duas semanas foram bem puxadas... daqui a pouco a inspiração volta...
ResponderExcluirbeijos
Passarinho anda voando em silêncio...
ResponderExcluirBj
F. de Mello
Saudade, snif, snif...
ResponderExcluirBj
F. de Mello
Gente, alguém deve ter prendido o Passarinho na gaiola...
ResponderExcluirF. de Mello
"Há sempre uma parte da noite escondida no interior das árvores,uma sólida fração impermeável de sombra que nenhum sol penetra, o núcleo de trevas que os pássaros, à tarde, habitam."
ResponderExcluirEra uma vez um passarinho
ResponderExcluirQue um dia ao meu lado cantou
Seu voar leve o levou
E ele nem mais voltou.
Apenas deixou saudades
Um rastro
E sonetos para lembrar:
Bicho que sabe voar
Não pode mesmo lugar esquentar
As asas não permitem
A liberdade cercear.
E para os que teimam ficar
Fica apenas o sonhar
E uma dúvida no ar:
terá o poeta ido passarinhar,
ou o passarinho poetar?
Bj
F. de Mello
A Banda de Ipanema
ResponderExcluirEntre seus foliões
Os teus ohos enxerguei
E por trás da multidão
O teu jeito vislumbrei.
Do alto da bermuda xadrez
Do carinho que não se fez
Entrei na Banda outra vez.
A marchinha levava todos
Para o mundo de confete e serpentina
Onde a dor repentina
Tenta se esvair, mas é sina.
Bj
F. de Mello
Escolhas
ResponderExcluirA vida tem sempre dois caminhos
E nem sempre sei qual seguir
A dor que brota da escolha
Hoje dói muito em mim.
Se fico sou feliz
Porém é alegria de fantasia
Se vou sou triste
Mas a certeza é de dignidade
De poder olhar pra frente
De frente
Sem temer nenhuma gente.
Mas a dor...
Essa nem o tempo
Senhor da sabedoria aplaca.
Porque a marca indelével fica
Como a te lembrar
Que o amor arrebatador
Também tinha dois lados
Dois caminhos...
F. de Mello
Puxa, Passarinho, pra mim que sofro Síndrome de Rejeição Eterna, isso é um suplício. Falar sozinha. Tenho precisado tanto do teu canto!!! Quando a gente vai embora, diz pelo menos adeus...
ResponderExcluirBj
F. de Mello
A Vida Verdadeira
ResponderExcluirPois aqui está a minha vida.
Pronta para ser usada.
Vida que não se guarda
nem se esquiva, assustada.
Vida sempre a serviço da vida.
Para servir ao que vale
a pena e o preço do amor.
Ainda que o gesto me doa,
não encolho a mão: avanço
levando um ramo de sol.
Mesmo enrolada de pó,
dentro da noite mais fria,
a vida que vai comigo é fogo:
está sempre acesa.
Vem da terra dos barrancos
o jeito doce e violento da minha vida:
esse gosto de água negra transparente.
A vida vai no meu peito,
mas é quem vai me levando:
tição ardente velando, girassol na escuridão.
Carrego um grito que cresce
Cada vez mais na garganta,
cravando seu travo triste
na verdade do meu canto.
(...)
Nas águas da minha infância
perdi o medo entre os rebojos.
Por isso avanço cantando.
Estou no centro do rio,
estou no meio da praça.
Piso firme no meu chão,
sei que estou no meu lugar,
como a panela no fogo
e a estrela na escuridão.
O que passou não conta?, indagarão
as bocas desprovidas.
Não deixa de valer nunca.
O que passou ensina
com sua garra e seu mel.
...
...
ResponderExcluirPor isso é que agora vou assim
no meu caminho.
Publicamente andando.
Não, não tenho caminho novo.
O que tenho de novo
é o jeito de caminhar.
Aprendi
(o caminho me ensinou)
a caminhar cantando
como convém a mim
e aos que vão comigo.
Pois já não vou mais sozinho.
(...)
Vida, casa encantada,
onde eu moro e mora em mim,
te quero assim verdadeira
cheirando a manga e jasmim.
Que me sejas, deslumbrada
como ternura de moça
rolando sobre o capim.
Vida, toalha limpa,
vida posta na mesa,
vida brasa vigilante
vida pedra e espuma,
alçapão de amapolas,
o sol dentro do mar,
estrume e rosa do amor:
a vida.
Há que merecê-la.
(Thiago de Mello)
Sobre o Tempo
ResponderExcluirO que é o tempo?
Um período que pode ser longo ou curto
Que pode parecer se arrastar ou voar
Que pode ser feio ou bonito.
Tem gente que precisa de tempo
Outras o tempo sobra...
E o que seria ainda não estar no meu tempo?
Não estar pronto, preparado, certo de algo?
Dar um tempo?!
É quando vc quer parar tudo,
e dizer: vou descer ali, ó!
Houve um tempo em que eu esperava que o tempo
me ajudasse a entender.
Mas o tempo é só artifício,
não cura nada, nada se esquece.
O tempo só serve pra te lembrar
Que ele passou e vc ficou.
"É o amor, e não o tempo, que cura todas as feridas."
Vento no Litoral
ResponderExcluirDe tarde quero descansar,
chegar até a praia
Ver se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras.
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora.
Agora está tão longe
Vê, a linha do horizonte me distrai:
dos nossos planos é que tenho mais saudade,
quando olhávamos juntos na mesma direção.
Aonde está vc agora
Além de aqui dentro de mim?
Agimos certo sem querer
Foi só o 'tempo' que errou
Vai ser difícil sem vc
Porque vc está comigo o tempo todo.
Quando vejo o mar
Existe algo que diz:
- A vida continua e se entregar é uma bobagem.
Já que vc não está aqui,
o que posso fazer é cuidar de mim.
Quero ser feliz ao menos.
Lembra que o plano era ficarmos bem?
- Ei, olha só o que eu achei: cavalos marinhos.
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora.
(Renato Russo)
Um dia talvez eu entenda
ResponderExcluirTudo aquilo que vc diz
No momento deve ser a venda
Dos meus olhos que me fiz.
Deixa de lado a conversa
Ela já não me seduz
Eu posso ser perversa,
e nada no mundo reluz.
...
ResponderExcluirTraz a pureza de uma samba
sentido, marcado de mágoa de amor
Um samba que mexe o corpo da gente
e o vento vadio embalando a flor
Sonho meu.
D. Ivone Lara
Seu coração disse pra sua cabeça, vá,
ResponderExcluire sua cabeça disse pra sua coragem, vou,´
e sua coragem respondeu,
vou nada, mas sua boca não ouviu e
beijou.
(Adriana Falcão)
Teu porte austero é lindo.
ResponderExcluirMe fita aonde quer que eu vá
E me segue, feito sombra, em qualquer lugar.
Daqui onde estou percebo teu respirar
Minhas mãos te tocam e te afagam
Vc sabe bem carinho ganhar.
Vem. Sorria. Me dê carinho do teu jeito.
Me ouça, seja sempre meu companheiro,
Pois,
neste meu modo derradeiro
Só mesmo tu, meu guerreiro
Há de consolar o berreiro
que me fiz sem saber parar.
Vem. Contigo posso confiar
Vigia meu sono, meu sonhar.
Ainda que não entendas
E me ame de maneira incondicional.
Sei que posso contigo contar
És amigo!!!
Amigo pra se guardar.
Te amo. (Nego, Neguinho, Negão, Thor, Thorzinho, Trovão).
Um dia frio
ResponderExcluirUm bom lugar pra ler um livro
O pensamento lá em vc
Eu sem vc não vivo.
Um dia triste
Toda fragilidade incide
E o pensamento lá em vc
E td me divide
Longe da felicidade e todas as sua luzes
Te desejo como ao ar
Mais que td
És manhã na natureza das flores
Mesmo por toda riqueza dos sheiks árabes
Não te esquecerei um dia
Nem um dia
Espero com a força do pensamento
Recriar a luz que me trará vc
E tudo nascerá mais belo
O verde faz do azul com amarelo
O elo com todas as cores
pra enfeitar amores gris...
(Djavan)
Estranho descobrir
ResponderExcluirQue onde andei
Conquistei.
Estranho constatar
A capacidade de deixar
Marcas
No caminho
No coração
Nas asas da imaginação
Que voa, devaneia.
Estranho que se viva
Que se precisa
Chegar até aqui
E se encantar
Com a nostalgia
Das marcas
Dessa estrada
Que me leva
Que me levo.
A casa da gente
ResponderExcluiré lugar que se sente
presente, ausente, quente.
A casa da gente
é onde se ri, chora, canta,
dança, balança, devaneia...
A casa da gente
pode ser grande ou pequena,
bonita ou feia,
ser colorida ou monocromática
A casa da gente é lugar de papo
Ou, lugar de falar pra si mesmo.
A casa da gente tem a cara da gente
Então, acho que tenho criado asas...
São vinte e uma horas e seis minutos...
ResponderExcluirSão vinte e uma horas e sete minutos...
O relógio não pára...
Meu pensamento também não...
São vinte e uma horas e oito minutos...
Queria não estar só
Queria poder falar
Queria poder me dar
Queria poder encontrar
Um jeito...
São vinte e uma horas e doze minutos...
São vinte e uma horas e treze minutos...
O relógio não pára
E nem mesmo eu.
A noite se vai
Com ela também um pouquinho de mim
A noite se vai
E enfim
Rezo para que leve com ela
tudo de ruim.
São vinte e uma horas e dezoito minutos.
...
ResponderExcluirUf, que alívio é virar bruxa!
Uxa muda de vestido,
coloca outro, bem folgado...
pois Uxa já correu tanto,
parece que criou asa,
e já está mudando de roupa
em sua casa.
(Sylvia Orthof)
Que bom é ser bruxa
Aqui nesta casa-caverna
Que outrora fora
Um recanto pra um cara
Que não tinha cara
Mas era a cara
Da bruxa, que puxa,
Roubou da Ave Cantadeira
A mania de cantar
O jeito de falar
e a paixão pelo sonhar.
Caraca, me perdoa!!! Só agora, revendo os posts, descobri que vc tá deletando.
ResponderExcluirBons voos...
Querido, Passarinho. Não entendo vc...
ResponderExcluirEstava deletando, voltou com td... estranho.
Mas, quem sou eu pra falar das coisas estranhas? Sou a mais estranha que conheço!!!
Agora que voltou, dava pra voltar também a escrever? Um talento não pode ser desperdiçado! Olha, eu usei e abusei enquanto vc estava no ninho, porém, prometo não te entediar com tanto blá blá blá.
Bj
F. de Mello
Eu me sinto tão pequena diante desse amor.
ResponderExcluirAmor demais, amor que dói.
Eu nem sei quem sou
Porque não tenho cara
Não tenho voz
Não tenho forma
Eu sou tão pequena!
Ninguém me encontra
Pois nem mesmo eu me acho
Nem mesmo sei
Onde estou, onde vou.
Eu sou tão pequena!
Que este amor que vem rasgando
Pouco a pouco
O peito e a alma
Cada vez mais me diminui, diminui...
E no final,
Só resta de mim
Um fiapo de luz.
Mediocridades
ResponderExcluirOnde andará a menina
Que um dia fui?
Ficou perdida na mediocridade
Das palavras que ora a fizeram feliz
Ora quebravam-lhe o encanto.
Onde andará a menina
Que já buscou o eterno,
o inatingível?
Onde andará a menina
Dos olhos esbugalhados
para o mundo que se abria?
Pensar na menina que ficou
Lembra a mulher que chegou
Com alma e coração ainda
Daquela menina
Que o tempo levou.
"Dizem que o tempo apaga tudo.
O tempo não apaga.
O tempo só adormece..."
(R.Q.)
Da Mediocridade
ResponderExcluirNossa alma incapaz e pequenina
mais complacência que irrisão merece.
Se ninguém é tão bom quanto imagina,
também não é tão mau como parece.
(Mário Quintana)
Alma Nua (Vander Lee)
ResponderExcluirÓ Pai,
Não deixes que façam de mim
O que da pedra Tu fizestes
E que a fria luz da razão
Não cale o azul da aura que me vestes
Dá-me leveza nas mãos
Faze de mim um nobre domador
Laçando acordes e versos
Dispersos no tempo
Pro templo do amor
Que se eu tiver que ficar nu
Hei de envolver-me em pura poesia
E dela farei minha casa, minha asa
Loucura de cada dia
Dá-me o silêncio da noite
Pra ouvir o sapo namorar a Lua
Dá-me direito ao açoite
Ao ócio, ao cio
À vadiagem pela rua
Deixa-me perder a hora
Pra ter tempo de encontrar a rima
Ver o mundo de dentro pra fora
E a beleza que aflora de baixo pra cima
Ó meu Pai, dá-me o direito
De dizer coisas sem sentido
De não ter que ser perfeito,
Pretérito, sujeito, artigo definido
De me apaixonar todo dia
De ser mais jovem que meu filho
E ir aprendendo com ele
A magia de nunca perder o brilho
Virar os dados do destino
De me contradizer, de não ter meta
Me reiventar, ser meu próprio Deus
Viver menino, morrer poeta.
DEVOÇÃO
ResponderExcluirAs palavras não me vem
Quando vejo tanta devoção.
Vem somente dor apertada
Velha minha conhecida.
Dor não entende devoção
Mas nós devotos, sim.
Devoção é divino
Devoção também é amor.