sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SONETO DA CONSTERNAÇÃO

Mãe natureza, tu que prevaleces
Prodigiosa no mundo daqui
Rogo que escute atenta as preces
Sofridas e pobres lá do Haiti

Todo planeta está em lamúria
Entristecida por causa das pobres
Almas que viram sua ávida fúria
Que não distingue humildes ou nobres

Tem piedade mãe, dos mais carentes,
Que quase não te maltratam, clemência!
Porquanto são eles os mais doentes

Tem piedade mãe, dos abastados,
Que ousam bastante da tua paciência
Quando descumprem os sábios tratados

ALBATROZ

37 comentários:

  1. Nossa, Passarinho! Que lindo!
    Bj
    F. de Mello

    ResponderExcluir
  2. [nestes momentos será a terra que treme ou o nosso grau de humanidade que vacila?], como friso no Impressões

    um imenso abraço

    Leonardo B.

    ResponderExcluir
  3. E sentados, um de frente para o outro, meio que grudados, ela lia para ele:

    "Um dia, em miúdo, ao fim da tarde, achavamo-nos na quinta e um bando de pássaros levantou voo do castanheiro do poço na direção da mancha da mata, azulada pelo início da noite. As asas batiam num ruído de folhas agitadas pelo vento, folhas miúdas, fininhas, múltiplas, de dicionário, eu estava de mão dada contigo e pedi-te de repente.Explica-me os pássaros."
    António Lobo Antunes

    Aí, ela pára e pergunta para ele:
    - Explica-me os pássaros?!
    E ele com um sorriso lindo responde:
    - Os pássaros são pedaços de poemas que se vão pelos ares.

    Parece que alguém também terminou seu desenho. E nem é tão aloprado assim...
    Bj
    F. de Mello

    ResponderExcluir
  4. rs...

    Pássaros precisam voar alto... Como os poetas... O voo alto é o que traz a imaginação. O devaneio e a loucura do poeta é a inspiração...

    Estou meio sem imaginação esses dias... tomara que isso passe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Fique bem. Te cuida, Passarinho. Não se preocupe, vai passar. Lembra do Poeta:

    "...Faz escuro mas eu canto
    porque a manhã vai chegar."

    Bj
    F. de Mello

    ResponderExcluir
  6. E como pra mim também, "faz escuro mas eu canto",ouvindo pela manhã Paulinho Pedra Azul, lembrei-me de vc. Penso que se parece com vc.

    Ave Cantadeira

    E lá vou eu nessa estrada
    desafiando o coração
    cantando em prosa ou canção
    feito uma ave cantadeira
    Cantar, cantar, cantar
    viver, viver, viver
    criar penas de pássaros no ar
    Voar, voar, voar
    sofrer, sofrer, sofrer
    amar, amar, amar vc
    E lá vou eu nessa agonia
    levando a dor em minhas mãos
    fugindo igual a um bicho errante
    amargurado coração
    Cantar, cantar, cantar
    sofrer, sofrer, sofrer
    voar, voar, sobreviver.

    Essa e outras músicas deste moço me remetem a momentos lindos. Tem uma, Jardim da Fantasia, é tudo. Mas esta eu acho que é tua cara.
    Bj
    F. de Mello

    ResponderExcluir
  7. Jardim da Fantasia
    Renato Teixeira
    Composição: Paulinho Pedra Azul

    Bem te vi, bem te vi
    Andar por um jardim em flor
    Chamando os bichos de amor
    Tua boca pingava mel
    Bem te quis, bem te quis
    E ainda quero muito mais
    Maior que a imensidão da paz
    Bem maior que o sol
    Onde estás?
    Voei por este céu azul
    Andei estradas do além
    Onde estará meu bem
    Onde estás?
    Nas nuvens ou na insensatez
    Me beije só mais uma vez
    Depois volte prá lá.

    ResponderExcluir
  8. Bela composição... Não sei o que está acontecendo... Estou meio sem motivação para escrita. Talvez porque essa duas semanas foram bem puxadas... daqui a pouco a inspiração volta...

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Passarinho anda voando em silêncio...
    Bj
    F. de Mello

    ResponderExcluir
  10. Saudade, snif, snif...
    Bj
    F. de Mello

    ResponderExcluir
  11. Gente, alguém deve ter prendido o Passarinho na gaiola...
    F. de Mello

    ResponderExcluir
  12. "Há sempre uma parte da noite escondida no interior das árvores,uma sólida fração impermeável de sombra que nenhum sol penetra, o núcleo de trevas que os pássaros, à tarde, habitam."

    ResponderExcluir
  13. Era uma vez um passarinho
    Que um dia ao meu lado cantou
    Seu voar leve o levou
    E ele nem mais voltou.
    Apenas deixou saudades
    Um rastro
    E sonetos para lembrar:
    Bicho que sabe voar
    Não pode mesmo lugar esquentar
    As asas não permitem
    A liberdade cercear.
    E para os que teimam ficar
    Fica apenas o sonhar
    E uma dúvida no ar:
    terá o poeta ido passarinhar,
    ou o passarinho poetar?

    Bj
    F. de Mello

    ResponderExcluir
  14. A Banda de Ipanema

    Entre seus foliões
    Os teus ohos enxerguei
    E por trás da multidão
    O teu jeito vislumbrei.
    Do alto da bermuda xadrez
    Do carinho que não se fez
    Entrei na Banda outra vez.
    A marchinha levava todos
    Para o mundo de confete e serpentina
    Onde a dor repentina
    Tenta se esvair, mas é sina.

    Bj
    F. de Mello

    ResponderExcluir
  15. Escolhas

    A vida tem sempre dois caminhos
    E nem sempre sei qual seguir
    A dor que brota da escolha
    Hoje dói muito em mim.
    Se fico sou feliz
    Porém é alegria de fantasia
    Se vou sou triste
    Mas a certeza é de dignidade
    De poder olhar pra frente
    De frente
    Sem temer nenhuma gente.
    Mas a dor...
    Essa nem o tempo
    Senhor da sabedoria aplaca.
    Porque a marca indelével fica
    Como a te lembrar
    Que o amor arrebatador
    Também tinha dois lados
    Dois caminhos...

    F. de Mello

    ResponderExcluir
  16. Puxa, Passarinho, pra mim que sofro Síndrome de Rejeição Eterna, isso é um suplício. Falar sozinha. Tenho precisado tanto do teu canto!!! Quando a gente vai embora, diz pelo menos adeus...
    Bj
    F. de Mello

    ResponderExcluir
  17. A Vida Verdadeira

    Pois aqui está a minha vida.
    Pronta para ser usada.
    Vida que não se guarda
    nem se esquiva, assustada.
    Vida sempre a serviço da vida.
    Para servir ao que vale
    a pena e o preço do amor.
    Ainda que o gesto me doa,
    não encolho a mão: avanço
    levando um ramo de sol.
    Mesmo enrolada de pó,
    dentro da noite mais fria,
    a vida que vai comigo é fogo:
    está sempre acesa.
    Vem da terra dos barrancos
    o jeito doce e violento da minha vida:
    esse gosto de água negra transparente.
    A vida vai no meu peito,
    mas é quem vai me levando:
    tição ardente velando, girassol na escuridão.
    Carrego um grito que cresce
    Cada vez mais na garganta,
    cravando seu travo triste
    na verdade do meu canto.
    (...)
    Nas águas da minha infância
    perdi o medo entre os rebojos.
    Por isso avanço cantando.
    Estou no centro do rio,
    estou no meio da praça.
    Piso firme no meu chão,
    sei que estou no meu lugar,
    como a panela no fogo
    e a estrela na escuridão.
    O que passou não conta?, indagarão
    as bocas desprovidas.
    Não deixa de valer nunca.
    O que passou ensina
    com sua garra e seu mel.
    ...

    ResponderExcluir
  18. ...
    Por isso é que agora vou assim
    no meu caminho.
    Publicamente andando.
    Não, não tenho caminho novo.
    O que tenho de novo
    é o jeito de caminhar.
    Aprendi
    (o caminho me ensinou)
    a caminhar cantando
    como convém a mim
    e aos que vão comigo.
    Pois já não vou mais sozinho.
    (...)
    Vida, casa encantada,
    onde eu moro e mora em mim,
    te quero assim verdadeira
    cheirando a manga e jasmim.
    Que me sejas, deslumbrada
    como ternura de moça
    rolando sobre o capim.
    Vida, toalha limpa,
    vida posta na mesa,
    vida brasa vigilante
    vida pedra e espuma,
    alçapão de amapolas,
    o sol dentro do mar,
    estrume e rosa do amor:
    a vida.
    Há que merecê-la.
    (Thiago de Mello)

    ResponderExcluir
  19. Sobre o Tempo

    O que é o tempo?
    Um período que pode ser longo ou curto
    Que pode parecer se arrastar ou voar
    Que pode ser feio ou bonito.
    Tem gente que precisa de tempo
    Outras o tempo sobra...
    E o que seria ainda não estar no meu tempo?
    Não estar pronto, preparado, certo de algo?
    Dar um tempo?!
    É quando vc quer parar tudo,
    e dizer: vou descer ali, ó!
    Houve um tempo em que eu esperava que o tempo
    me ajudasse a entender.
    Mas o tempo é só artifício,
    não cura nada, nada se esquece.
    O tempo só serve pra te lembrar
    Que ele passou e vc ficou.

    "É o amor, e não o tempo, que cura todas as feridas."

    ResponderExcluir
  20. Vento no Litoral

    De tarde quero descansar,
    chegar até a praia
    Ver se o vento ainda está forte
    E vai ser bom subir nas pedras.
    Sei que faço isso pra esquecer
    Eu deixo a onda me acertar
    E o vento vai levando tudo embora.
    Agora está tão longe
    Vê, a linha do horizonte me distrai:
    dos nossos planos é que tenho mais saudade,
    quando olhávamos juntos na mesma direção.
    Aonde está vc agora
    Além de aqui dentro de mim?
    Agimos certo sem querer
    Foi só o 'tempo' que errou
    Vai ser difícil sem vc
    Porque vc está comigo o tempo todo.
    Quando vejo o mar
    Existe algo que diz:
    - A vida continua e se entregar é uma bobagem.
    Já que vc não está aqui,
    o que posso fazer é cuidar de mim.
    Quero ser feliz ao menos.
    Lembra que o plano era ficarmos bem?
    - Ei, olha só o que eu achei: cavalos marinhos.
    Sei que faço isso pra esquecer
    Eu deixo a onda me acertar
    E o vento vai levando tudo embora.
    (Renato Russo)

    ResponderExcluir
  21. Um dia talvez eu entenda
    Tudo aquilo que vc diz
    No momento deve ser a venda
    Dos meus olhos que me fiz.
    Deixa de lado a conversa
    Ela já não me seduz
    Eu posso ser perversa,
    e nada no mundo reluz.

    ResponderExcluir
  22. ...
    Traz a pureza de uma samba
    sentido, marcado de mágoa de amor
    Um samba que mexe o corpo da gente
    e o vento vadio embalando a flor
    Sonho meu.
    D. Ivone Lara

    ResponderExcluir
  23. Seu coração disse pra sua cabeça, vá,
    e sua cabeça disse pra sua coragem, vou,´
    e sua coragem respondeu,
    vou nada, mas sua boca não ouviu e
    beijou.
    (Adriana Falcão)

    ResponderExcluir
  24. Teu porte austero é lindo.
    Me fita aonde quer que eu vá
    E me segue, feito sombra, em qualquer lugar.
    Daqui onde estou percebo teu respirar
    Minhas mãos te tocam e te afagam
    Vc sabe bem carinho ganhar.
    Vem. Sorria. Me dê carinho do teu jeito.
    Me ouça, seja sempre meu companheiro,
    Pois,
    neste meu modo derradeiro
    Só mesmo tu, meu guerreiro
    Há de consolar o berreiro
    que me fiz sem saber parar.
    Vem. Contigo posso confiar
    Vigia meu sono, meu sonhar.
    Ainda que não entendas
    E me ame de maneira incondicional.
    Sei que posso contigo contar
    És amigo!!!
    Amigo pra se guardar.
    Te amo. (Nego, Neguinho, Negão, Thor, Thorzinho, Trovão).

    ResponderExcluir
  25. Um dia frio
    Um bom lugar pra ler um livro
    O pensamento lá em vc
    Eu sem vc não vivo.
    Um dia triste
    Toda fragilidade incide
    E o pensamento lá em vc
    E td me divide
    Longe da felicidade e todas as sua luzes
    Te desejo como ao ar
    Mais que td
    És manhã na natureza das flores
    Mesmo por toda riqueza dos sheiks árabes
    Não te esquecerei um dia
    Nem um dia
    Espero com a força do pensamento
    Recriar a luz que me trará vc
    E tudo nascerá mais belo
    O verde faz do azul com amarelo
    O elo com todas as cores
    pra enfeitar amores gris...
    (Djavan)

    ResponderExcluir
  26. Estranho descobrir
    Que onde andei
    Conquistei.
    Estranho constatar
    A capacidade de deixar
    Marcas
    No caminho
    No coração
    Nas asas da imaginação
    Que voa, devaneia.
    Estranho que se viva
    Que se precisa
    Chegar até aqui
    E se encantar
    Com a nostalgia
    Das marcas
    Dessa estrada
    Que me leva
    Que me levo.

    ResponderExcluir
  27. A casa da gente
    é lugar que se sente
    presente, ausente, quente.
    A casa da gente
    é onde se ri, chora, canta,
    dança, balança, devaneia...
    A casa da gente
    pode ser grande ou pequena,
    bonita ou feia,
    ser colorida ou monocromática
    A casa da gente é lugar de papo
    Ou, lugar de falar pra si mesmo.
    A casa da gente tem a cara da gente
    Então, acho que tenho criado asas...

    ResponderExcluir
  28. São vinte e uma horas e seis minutos...
    São vinte e uma horas e sete minutos...
    O relógio não pára...
    Meu pensamento também não...
    São vinte e uma horas e oito minutos...
    Queria não estar só
    Queria poder falar
    Queria poder me dar
    Queria poder encontrar
    Um jeito...
    São vinte e uma horas e doze minutos...
    São vinte e uma horas e treze minutos...
    O relógio não pára
    E nem mesmo eu.
    A noite se vai
    Com ela também um pouquinho de mim
    A noite se vai
    E enfim
    Rezo para que leve com ela
    tudo de ruim.
    São vinte e uma horas e dezoito minutos.

    ResponderExcluir
  29. ...
    Uf, que alívio é virar bruxa!
    Uxa muda de vestido,
    coloca outro, bem folgado...
    pois Uxa já correu tanto,
    parece que criou asa,
    e já está mudando de roupa
    em sua casa.
    (Sylvia Orthof)

    Que bom é ser bruxa
    Aqui nesta casa-caverna
    Que outrora fora
    Um recanto pra um cara
    Que não tinha cara
    Mas era a cara
    Da bruxa, que puxa,
    Roubou da Ave Cantadeira
    A mania de cantar
    O jeito de falar
    e a paixão pelo sonhar.

    ResponderExcluir
  30. Caraca, me perdoa!!! Só agora, revendo os posts, descobri que vc tá deletando.
    Bons voos...

    ResponderExcluir
  31. Querido, Passarinho. Não entendo vc...
    Estava deletando, voltou com td... estranho.
    Mas, quem sou eu pra falar das coisas estranhas? Sou a mais estranha que conheço!!!
    Agora que voltou, dava pra voltar também a escrever? Um talento não pode ser desperdiçado! Olha, eu usei e abusei enquanto vc estava no ninho, porém, prometo não te entediar com tanto blá blá blá.
    Bj
    F. de Mello

    ResponderExcluir
  32. Eu me sinto tão pequena diante desse amor.
    Amor demais, amor que dói.
    Eu nem sei quem sou
    Porque não tenho cara
    Não tenho voz
    Não tenho forma
    Eu sou tão pequena!
    Ninguém me encontra
    Pois nem mesmo eu me acho
    Nem mesmo sei
    Onde estou, onde vou.
    Eu sou tão pequena!
    Que este amor que vem rasgando
    Pouco a pouco
    O peito e a alma
    Cada vez mais me diminui, diminui...
    E no final,
    Só resta de mim
    Um fiapo de luz.

    ResponderExcluir
  33. Mediocridades

    Onde andará a menina
    Que um dia fui?
    Ficou perdida na mediocridade
    Das palavras que ora a fizeram feliz
    Ora quebravam-lhe o encanto.
    Onde andará a menina
    Que já buscou o eterno,
    o inatingível?
    Onde andará a menina
    Dos olhos esbugalhados
    para o mundo que se abria?
    Pensar na menina que ficou
    Lembra a mulher que chegou
    Com alma e coração ainda
    Daquela menina
    Que o tempo levou.

    "Dizem que o tempo apaga tudo.
    O tempo não apaga.
    O tempo só adormece..."
    (R.Q.)

    ResponderExcluir
  34. Da Mediocridade

    Nossa alma incapaz e pequenina
    mais complacência que irrisão merece.
    Se ninguém é tão bom quanto imagina,
    também não é tão mau como parece.
    (Mário Quintana)

    ResponderExcluir
  35. Alma Nua (Vander Lee)

    Ó Pai,
    Não deixes que façam de mim
    O que da pedra Tu fizestes
    E que a fria luz da razão
    Não cale o azul da aura que me vestes
    Dá-me leveza nas mãos
    Faze de mim um nobre domador
    Laçando acordes e versos
    Dispersos no tempo
    Pro templo do amor
    Que se eu tiver que ficar nu
    Hei de envolver-me em pura poesia
    E dela farei minha casa, minha asa
    Loucura de cada dia
    Dá-me o silêncio da noite
    Pra ouvir o sapo namorar a Lua
    Dá-me direito ao açoite
    Ao ócio, ao cio
    À vadiagem pela rua
    Deixa-me perder a hora
    Pra ter tempo de encontrar a rima
    Ver o mundo de dentro pra fora
    E a beleza que aflora de baixo pra cima
    Ó meu Pai, dá-me o direito
    De dizer coisas sem sentido
    De não ter que ser perfeito,
    Pretérito, sujeito, artigo definido
    De me apaixonar todo dia
    De ser mais jovem que meu filho
    E ir aprendendo com ele
    A magia de nunca perder o brilho
    Virar os dados do destino
    De me contradizer, de não ter meta
    Me reiventar, ser meu próprio Deus
    Viver menino, morrer poeta.

    ResponderExcluir
  36. DEVOÇÃO

    As palavras não me vem
    Quando vejo tanta devoção.
    Vem somente dor apertada
    Velha minha conhecida.
    Dor não entende devoção
    Mas nós devotos, sim.
    Devoção é divino
    Devoção também é amor.

    ResponderExcluir